PUB

Porque é que enjoo quando ando de carro?

17 Jun 2023 - 07:40

Porque é que enjoo quando ando de carro?

Dizem que, mais do que querer chegar rapidamente ao destino, o importante é aproveitar a viagem. Mas isso pode ser um desafio quando, poucos minutos depois de entrarmos no carro, começamos a sentir enjoo, tonturas ou vontade de vomitar. 

Esta é uma sensação que muitas pessoas já experimentaram e que pode transformar um simples passeio numa experiência desagradável. Mas o que a causa?

Enjoo do movimento: Quais as causas?

Cinetose (ou enjoo do movimento) é o nome dado ao quadro de náuseas que quase todos já vivenciámos pelo menos uma vez na vida, por exemplo, durante uma viagem de carro.

Apesar de associarmos a cinetose às viagens (de carro, de autocarro, de avião, de comboio, etc.), a verdade é que o enjoo do movimento também pode ocorrer noutras situações, nomeadamente quando usamos óculos de realidade virtual.

Em qualquer um dos casos, a explicação mais amplamente aceite para este fenómeno é a teoria dos conflitos sensoriais, tal como se aponta num texto publicado no site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla inglesa).

Segundo esta teoria, a cinetose ocorre quando existe um conflito entre o movimento que os nossos olhos veem e o que o sistema vestibular (localizado no ouvido interno) deteta. Isto é, os nossos olhos enviam ao cérebro a informação de que estamos a andar e o sistema vestibular envia a informação de que estamos parados.

São estas “mensagens confusas” que o cérebro recebe quando o “ouvido interno” lhe envia “sinais diferentes daqueles que os olhos estão a ver” que causam mal-estar, esclarece-se num texto informativo publicado no site do Serviço Nacional de Saúde britânico.

Como prevenir ou atenuar o enjoo do movimento?

Segundo a informação disponibilizada no site do CDC, “evitar situações que causem enjoo do movimento é a melhor forma de o prevenir”. 

PUB

Como isso nem sempre é possível, a mesma fonte aconselha que adote estratégias para evitar ou atenuar esta situação, tais como sentar-se “na parte da frente do carro ou do autocarro” ou escolher “um lugar à janela nos voos e nos comboios”.

Outra recomendação do CDC passa por, “se possível, tentar deitar-se, fechar os olhos, dormir ou olhar para o horizonte” e manter-se “hidratado, bebendo água”.

Por outro lado, deve limitar o consumo de “bebidas alcoólicas e com cafeína” e comer “pequenas quantidades de alimentos com frequência”.

Evitar fumar, “distrair-se com atividades, como ouvir música”, e comer “rebuçados com sabores, como os de gengibre”, são outras medidas que também podem ajudar a aliviar o desconforto.

Noutro plano, acrescenta-se no mesmo texto, há medicamentos – como a difenidramina, o dimenidrinato e a escopolamina – que “podem ser utilizados para prevenir ou tratar o enjoo, embora muitos deles causem sonolência”.

PUB

Ainda assim, antes de decidir tomar estes fármacos, deve aconselhar-se junto de um profissional de saúde.

Categorias:

saúde

17 Jun 2023 - 07:40

Partilhar:

PUB